sábado, 25 de setembro de 2010

A distância entre nós


A distância entre nós, romance da jornalista indiana Thrity Umrigar, é apresentado ao leitor como uma complexa encruzilhada de semelhanças e diferenças entre Bhima, a empregada, e Sera, a patroa. Distantes pelas diferenças entre classes, elas se aproximam na condição de mulheres oprimidas, que dedicaram as vidas para cuidar dos outros. O leitor acompanha o cotidiano das duas como senhoras maduras e, na narrativa em flashback, percebe como estas existências vão se construindo juntas, sempre alimentadas por uma relação de atração e repulsa.

Este livro ganhei de aniversário, mês passado, mas só consegui começar a ler há 10 dias. É um daqueles que a gente pega e não quer largar, daqueles que a gente torce para não acabar logo.

A trama se passa em Bombaim e a narrativa cativa o leitor no sentido de entender o quanto somos semelhantes, mesmo quando distantes. A história se passa na Índia, mas podemos traçar paralelos com a realidade brasileira: a favela, status, diferenças sociais... São diversos os temas abordados: gravidez, escolarização, diversidade social e econômica, religisão, relações familiares, patronalismo...

Quem dera meu marido também gostasse de ler para a gente poder discutir junto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário