COMER
Na primeira parte do filme, Liz Gilbert vai à Itália, aprende a falar como os italianos, usando as mãos, e a comer como eles, sem nenhuma culpa. Confira 13 cantinas, pizzarias e outros restaurantes em São Paulo onde é possível se deliciar com massas típicas e entrar no clima do longa:
CastelõesEm atmosfera movimentada, a cantina e pizzaria, que existe desde 1924 no Brás, mantém decoração tradicional, com garrafas penduradas e fotos nas paredes. Nas mesas, recobertas por toalhas quadriculadas, circulam pizzas de borda grossa (entre elas, está a preparada com mozarela e uma calabresa curada na própria casa) e pratos como o fusili à calabresa (servido em porção farta).
CapuanoCentenário, o restaurante está instalado no Bexiga, em um salão simples e de dimensões reduzidas. Vale conhecer a casa nos dias em que há música ao vivo (dupla de voz e violão), que embala uma refeição típica. Entre os pratos, fusili com molho sugo ou cabrito preparado com cebola, tomate e vinho tinto. É uma das casas mais antigas da cidade em funcionamento contínuo.
Cantina do PieroO restaurante é o endereço indicado para quem quer comer sem culpa no cartório: ali, a grande parte das sugestões alimentam duas pessoas. Opte por receitas de criação do fundador, Piero Grandi, caso do penne com molho de tomate, manjericão e gorgonzola. Para entrar no clima do filme, há espaguete com molho de tomate, aqui servido com tiras de filé-migon e mozarela de búfala.
La PergolettaNa região do Tatuapé, tem ambiente acolhedor, com quadros que fazem referência à Itália. O restaurante, que também funciona como rotisseria, tem no couvert bons pães (de fabricação própria, como o de calabresa) e itens como sardela e berinjela. Como principal, há espaguete ao molho de tomate fresco e manjericão.
Marina di Vietri
Simples e com clima familiar, a cantina conduzida pelo italiano Vincenzo Vitale tem serviço atencioso. Destaque para pratos preparados com frutos do mar, caso do espaguete com vôngole.
Informe-se sobre o local
Montechiaro
Típica cantina do Bexiga, fundada em 1974, tem massas que podem ser combinadas com mais de 40 opções de molho --como exemplo, palha e feno ao molho branco com alcachofra. Para sobremesa, pastiera di grano.
Nello'sConhecida no bairro, a cantina tem cardápio tradicional, servido a preços camaradas. Nhoque de ricota de búfala e espinafre ao molho branco com toque de molho ao sugo é uma das especialidades.
PasqualeNo gostoso sobrado, que tem uma parreira no quintal, a dica é petiscar itens do balcão, que guarda 38 tipos de antepastos --com destaque para os queijos, em variedades como taleggio e pecorino. Massas como o penne que leva tomate, manjericão, azeitonas, pancetta, mozarela de búfala e pecorino podem ser acompanhadas por rótulos italianos, que predominam na carta de vinhos.
REZAR
Depois da Itália,a escritora segue para um "ashram" na Índia, uma casa de retiro espiritual que recebe pessoas do mundo todo interessada sem se encontrar com Deus. Por aqui, também é possível aquietar-se, meditar e aprender mais sobre as religiões. Conheça dez desses locais:
Catedral Ortodoxa
A onipotente arquitetura da catedral, construída na década de 1940, chama atenção: além de ser um exemplo de construção bizantina, o templo foi erguido como uma réplica da Basílica de Santa Sofia, uma das principais catedrais de Istambul. O interior possui pinturas de artistas de diversas partes do mundo, e o grande destaque é o iconostácio (região que separa o altar do restante da igreja) feito em mármore e com 65 ícones.
Centro da Cultura JudaicaO espaço cultural, que tem a finalidade de difundir o patrimônio cultural judaico, sedia extensa programação --não apenas ligada estritamente à religião. É possível curtir shows, exposições de diversos artistas, oficinas e também um café localizado no interior do local.
Jefferson Coppola/Folhapress Altar do Templo de Meditação Fo Guang Shan, localizado no bairro da Liberdade, que possui decoração típica budista e paz absoluta
Igreja Martin Luther (Catedral Luterana)Inaugurada em 1908, a construção centenária representa a primeira igreja luterana da cidade. Também considerado o primeiro templo em estilo neogótico da capital, possui um exemplar raro do órgão alemão Walcker, além de ter vitrais coloridos conservadíssimos.
Igreja da Ordem Terceira do Carmo
O templo foi construído em 1632 por um grupo de leigos, formado na maioria por descendentes dos bandeirantes. Além das paredes de taipa originais, mantém o altar em madeira do século 18, imagens das fases de Cristo do século 19, entre outras relíquias.
Mosteiro de São BentoO imponente mosteiro nasceu humilde: era, em 1598, uma pequena capela, erguida pelo frei beneditino Mauro Teixeira. As missas com órgão e canto gregoriano são bastante famosas. No primeiro domingo de cada mês, o lugar oferece um brunch.
Museu Anchieta
A exposição em cartaz trata das transformações ocorridas no Pátio do Colégio ao longo dos anos. Por meio de telas, objetos e fragmentos das antigas construções, é possível conhecer a trajetória do sítio histórico. Vale a pena visitar a cripta, que conserva parte da construção original do colégio dos jesuítas.
Museu da BíbliaDiferentes formatos e traduções da Bíblia podem ser conhecidos nesse museu. Entre os mais importantes está a versão de King James que, a olho nu, pode ser confundida com uma simples folha de papel cinza, mas, com o auxílio de uma lupa, descobre-se que é a Bíblia inteira impressa em letras pequeninas. Há também uma versão em braile, com 38 volumes, que pesa cerca de 40 quilos.
Templo Budista Zu LaiSe a ideia é fugir do estresse da capital, uma dica é visitar o templo budista, que fica a 40 km do centro da cidade. É o maior da América Latina e possui diversos jardins, lagos e esculturas que corroboram a aura "zen". Além das áreas verdes --ideais para exercícios de meditação--, conta com uma loja que vende lembranças budistas, e, aos domingos, um restaurante oferece almoço vegetariano.
Templo de Meditação Fo Guang Shan
Localizado no bairro da Liberdade, no centro da cidade, o templo é um daqueles redutos de tranquilidade difíceis de encontrar numa metrópole como São Paulo. No interior, que possui decoração típica budista com diversas imagens e um caprichado altar, o clima é de paz absoluta --é lá onde se realizam as reuniões de meditação abertas ao público. No local, também são ministrados cursos diversos, de temas como culinária vegetariana, idioma chinês e thai chi chuan.
AMAR
A última parada de Gilbert é Bali, na Indonésia, onde ela aprende com um velho e banguela xamã como ficar em equilíbrio com suas prioridades, tanto divinas quanto terrenas. Só assim, ela se vê pronta para amar novamente. A paisagem de Bali está longe, mas há lugares em São Paulo onde o cupido pode, de repente, aparecer. Veja:
Casa de FranciscaA casinha repleta de antiguidades charmosas abriga casais em suas confortáveis mesinhas. Quando começam as apresentações, as luzes diminuem e não são mais servidos itens no bar.
D'ArturInstalado numa casinha da década de 1930, as paredes em tons lilás aguçam o clima de romance. Apresentações de jazz e MPB embalam os casais, que podem bebericar 38 rótulos da carta de vinhos. O cardápio cuidadoso inclui sopas e massas.
Maria do Carmo/Folhapress
Ambiente da Casa de Francisca, em SP; quando começam os shows, as luzes diminuem e não são mais servidos itens no bar
DiquintaCasais que gostam de música brasileira vão curtir o ambiente com clima alto-astral. Repleto de pinturas coloridas, serve de cenário perfeito para quem está a fim de dançar um samba-rock coladinho. Se a fome apertar, o cardápio inclui comidinhas e porções.
PiratiningaFotos antigas de São Paulo e um Ford 1929 estacionado na porta estimulam os casais a reviveram o clima romântico daquela época nesse bar intimista. Cervejas como Stella Artois fazem uma boa dupla com o filé arrelia (cubos de mignon com Catupiry).
Villa-LobosChame seu amor para pedalar no parque, que oferece espaço amplo para as "magrelas". Quadras de tênis podem agradar aos que apreciam o esporte, ideal para se jogar a dois. É possível alugar bicicletas no local.