terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um novo começo

Depois de um tempão sem postar aqui, resolvi aparecer.
Estou com várias metas para 2011 e a mais urgente é emagrecer. Estou inchada, pesadona e sem cintura. Ontem meu marido e eu comecemos a nos policiar para comer. Estamos tomando chá de fucus, espinheira santa, camomila, salsa parrilha, cavalinha, guaco e emburana  durante o dia e desde ontem, não comemos nem carboidrato nem proteína na janta.
Preciso emagrecer logo! Só falta começar a prática de exercícios físicos!

Propriedades das ervas:
1) Fucus
DESCRIÇÃO: Fucus vesiculosus é uma alga do gênero feofícea, do grupo laminariáceas, que são colhidas na maré baixa e deixadas secas ao sol. São algas microscópicas que, quando rehidratadas, aumentam o seu tamanho em até 10 vezes, sendo esta propriedade muito explorada com fins terapêuticos com agente dilatador de canais e trajetos fistulosos.O fucus vesiculosus atua como estimulante da glândula tireóide, sendo indicado para o tratamento da obesidade e hipotireoidismo. Estas propriedades devem-se ao alto poder de fixação do iodo do mar por estas algas.

INDICAÇÃO: Chá de fucus >>> Anticelulite, bulimia, gorduras localizadas, acelera o metabolismo celular, disfunções da tireóide, vesícula e obesidade.

2) Espinheira santa
DESCRIÇÃO: A Espinheira-santa ganhou esse nome justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas margens e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas. Na medicina popular, é famosa no combate à úlcera e a outros problemas estomacais. Ao que parece, a fama é merecida: na Universidade Estadual de Campinas (SP), farmacologistas analisaram a planta em ratos com úlcera e, segundo os pesquisadores, "nos que tomaram o seu extrato, o tamanho da lesão diminuiu muito rapidamente e, em comparação com os remédios convencionais, a Espinheira-santa provoca menos efeitos nocivos".

INDICAÇÃO:

3) Camomila
DESCRIÇÃO: A origem da Camomila, mais provável, é a Europa, onde é muito comum nos jardins públicos. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. As partes mais usadas são as flores e as folhas. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que a tornaram tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.

INDICAÇÃO:
O chá de Camomila é indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol, conjuntivite e olhos cansados (deve-se aplicar compressas com infusão do preparado das flores). Para criança, ajuda a combater vermes. Como chá, se usado diariamente, diminui as dores musculares, tensão menstrual, estresse, insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate a gripes e resfriados. Na forma de infusão, é útil para o fígado, antialérgico, combate a dores de reumatismos e a nevralgias.

4) Salsa Parrilha
DESCRIÇÃO: Planta vinda de Minas Gerais , a Salsaparrilha (Smilax spp.) busca alcançar o alto das árvores e só quando alcançam a luz do sol passam para a fase adulta, florescendo e frutificando.

INDICAÇÃO: O chá de Salsaparrilha é altamente depurativo, ajuda nos seguintes casos: ácido úrico, arteriosclerose, artrite, cistite, colesterol, gota, gripe, herpes, circulação, resfriado, reumatismo, uréia, sífilis e psoríase.

5) Guaco
DESCRIÇÃO: É uma planta trepadeira e arbustiva. Com ramos abundantes, folhas opostas verdes e flores amarelas e brancas. Pertencente a família Compositae, é originária da América do Sul. Também conhecida por uaco, cipó-catinga, cipó-sucuriju, erva-cobre, coração-de-jesus e erva-de-cobra. Seus principais constituintes químicos são compostos sesquiterpênicos, iterpênicos, estigmasterol, flavonóides, cumarinas, resina, tanino,
saponina e guacosídio.

INDICAÇÃO: Chá de Guaco >>> Expectorante, tosse, bronquite, gripe, resfriados, rouquidão, inflamações de garganta, anti-reumático e cicatrizante.


6) Cavalinha
DESCRIÇÃO: Trata-se de uma planta perene, cujos caules desfolhados lembram aspargos e, quando morrem, dão origem a caules ocos, ásperos e fortes, onde crescem folhas duras semelhantes ao junco e à cauda de um cavalo. O nome latino desta planta é derivado de "equi" (= cavalo) e "setum" (= cauda).

INDICAÇÃO: O chá de Cavalinha é indicado para osteoporose, acido úrico, anemia, ansiedade, arteriosclerose, bexiga, blenorragia, cálculos renais, celulite, estrias, rins, pulmões, o baço, flacidez da pele e músculos, enurese, menstruações excessivas, obesidade, pedra na vesícula e rins, pressão alta, retenção de líquidos, reumatismo, estresse; além de como diurético e desintoxicante.
Lavagens: feridas de difícil cicatrização, erupções cutâneas, úlceras, pés com transpiração excessiva e gargarejo para aftas e amidalites.

7) Emburana
DESCRIÇÃO: É uma árvore de porte regular, com até 10 m de altura, revestida por uma casca vermelho-pardacenta, suberosa, que se destaca em lâminas finas. Folhas alternas, de 7 a 12 folíolos ovalados. As flores brancacentas, miúdas e muito aromáticas, formam lindos racemos axilares, que cobrem inteiramente os galhos despidos de folhas por ocasião do florescimento. Vagem achatada e quase preta, contendo uma semente alada, achatada e rugosa, preta, de cheiro ativo e agradável. Madeira castanho-clara, leve, porosa, elástica, fácil de ser trabalhada na carpintaria, e estimada para a feitura de portadas, obras internas e especialmente móveis, por ser refratária ao ataque de insetos. As sementes servem para aromatizar as roupas, substituindo o cumaru verdadeiro (Dipteryx odorata Willd.), pois, por longo tempo, conservam o cheiro característico de cumarina. As cascas e as sementes são usadas como antispasmódicas e emenagogas.

INDICAÇÃO: Balsâmica das vias respiratórias, cólicas intestinais e uterinas, bronquite, tosse e asma.
Chá de Espinheira-santa, uso interno (azia, vômitos, digestão, gastrite, úlcera). Uso externo (Compressas de chá quente ): acne, eczemas, ulcerações e herpes.